30 de junho de 2010

FESTAS JUNINAS








As Festas Juninas são celebradas ao longo do mês de junho. Sua origem foram as festas pagãs, com fogueiras e queimas de fogos para afugentar os maus espíritos. Elas começaram nos campos e plantações originando os trajes típicos de caipiras e sinhazinhas, com casamento de roça, discurso do padrinho, as capelinhas decoradas etc.
Com o passar do tempo, as festividades foram tomando um cunho religioso.
No último dia 24 quinta-feira, foi realizado uma pequena festinha para os alunos das series iniciais.Com direito a filme,jogos e muitas brincadeiras.

23 de junho de 2010

BRASIL! RUMO AO QUE MESMO?


BRASIL!
RUMO AO QUE MESMO?...

Em época de Copa do Mundo, o povo fica ansioso, vibra com as conquistas do Brasil, comemora!
Nossa expectativa é grande, já foi dada a largada e esperamos a vitória!
Mas esquecemos de que todas as vitórias nas disputas, seja na Copa ou nas Olimpíadas, terminam depois de alguns dias!
Depois, com a TV desligada, os ídolos voltam, ricos e com fama de herói! E o povão cai novamente na sua realidade! Não basta sermos o Hexa no futebol se estamos entre os primeiros na injustiça, na corrupção, na falsidade política e na impunidade!
Todos esses brasileiros que disputam, representam sim o nosso país, e isso é bom!
Mas que tipo de país eles representam? Alguns consideram esses atletas até como ídolos nacionais, heróis!!
Jogadores de futebol é o nosso maior exemplo. Hoje no Brasil é fácil ser herói, basta fazer alguns gols ou vencer no paredão do Big Brother.

O povo brasileiro é que vive sempre numa verdadeira olimpíada. Sua competição se dá na fila do SUS, sua dedicação e esforço são medidos por sua calma, por sua capacidade de suportar a dor, por sua paciência com o descaso do nosso serviço público. Passa o dia inteiro na fila, e, se não consegue, no outro dia ele tenta outra vez! Afinal ele é brasileiro, e brasileiro não desiste nunca, não é mesmo?
O pobre brasileiro está sempre tentando e ainda é otimista! Tentamos ser atendidos nos hospitais, sair na rua sem medo de ser assaltado, ser respeitado pelos nossos representantes, ver político ladrão ir pra cadeia.... Mas parece que isso é mais difícil do que ganhar a Copa...
Ganhar a Copa deve também ser mais fácil do que ter estrada bem cuidada e segura sem pagar pedágio...
Deve ser mais fácil do que ver o Vice Presidente da República fazer o mesmo tratamento contra seu câncer em hospitais públicos brasileiros!
Deve ser mais fácil ganhar o Hexa do que ver idosos aposentados usufruírem da sua aposentadoria para aproveitar o final da vida, ao invés de pagar caríssimos planos de saúde, para ter o atendimento pelo qual já pagaram em impostos a vida toda!...

E deve ser mais fácil ganhar a Copa, do que ver os Brancos pobres terem os mesmos direitos que os Negros tem para entrar nas nossas faculdades.
Então, rumo ao Hexa! Por enquanto está sendo mais fácil mostrar ao mundo que somos bons em futebol!
Mas apesar disso Brasil, estamos torcendo por você! Ainda somos brasileiros, e não desistimos nunca!...
(Autor: Evandro Cristofolini Professor da E E Br frederico Rolla)

18 de junho de 2010

VEM AÍ A MOSTRA INTERDISCIPLINAR




Não podemos nos esquecer, não é mesmo caros estudantes!

Vem aí a mostra interdisciplinar e este ano na disciplina de ciências teremos trabalhos muito legais, como este do vídeo aí em cima, realizado pelo aluno JOSÉ PEZENTI e seus colegas do 2º Ano do Ensino Médio noturno.

Teremos ainda alguns dos experimentos apresentados no projeto do primeiro bimestre, que só para lembrar além de terem desenvolvido um pouco o espírito de cientistas, ter dado uma noção do que é a pesquisa científica foram divertidos de ver e ouvir.

Para os alunos de primeira a quarta série estão sendo preparados jogos com monitores para poderem orientá-los e diverti-los durante todo o dia.

Então vamos lembrar quem deve apresentar seu experimento novamente; PREPAREM-SE E MUITO BOM TRABALHO!!


6ª 1: Pulmão Humano (Milena S. e Fernanda L.), Cozinhando Um ovo no álcool (Eduardo e Wilson), Plantas Carnívoras (Gabriela e Karina), Produção de Sabonete (Paola e Talia), Produção de Fumo (Ighor e Jeferson);
7ª 1: Borbulhando Tinturas (Felipe, Rafael e Igor), Explosão de Cores ( Rafael M. e Edinara);
8ª 1: Eletroímã (Cristofer, Rafael S., Jean e José), Observando a Condensação (Alice, Ana C. Vanessa);
2º 1: Vulcão de Levedura (Bruna, Juliana e Clarice), Congelando água em segundos (Luana, Jackson, Ana K.), Água no copo (Lucas, Alan e Leandro N.);
3º 1: Fermento Químico x Fermento Biológico (Sabrina, Valquíria e Debora), Esfoliantes para o corpo (Iara e Maíra), Cultivo Protegido (Daiana e Andressa), Ferro e a corrosão (Ricardo e Alezio);
6ª 2: Filtração de água (Santino, Lucas e Ramon), Rompendo a tensão superficial (Ketlen, Jaíne Matheus), Campo magnético (Djenifer, Djenefer e Sabrina);
7ª 2: Como deixar um ovo mole como borracha (Georgia e Bianca), O palito que flutua (Maíra e Samara), Calculadora de Limões (Cleiton e Djone);
8ª 2: Por do sol avermelhado (Ana e Giovana);1º 1: Teoria do Flogístico (Carlos M, Carlos S, Julio e Jessica), Energia através do limão (Claudia, Fernanda e Marina);
1º 2: Compressor (Alisson e Fernando)2º 3: Cromatografia em papel (Ana C., Micheli), Produção de energia elétrica - Eólica (Jose, Djando e Jean)
3º 2: Dissolvendo Isopor (Adriana, Lucia e Janaina), Oxidação do Bombril (Micheli, Karla e Scheila)

ABRAÇOS A TODOS
PROFESSOR DIEGO FABIANO MARCON


Olimpíadas de Língua Portuguesa 2010




Alunos da 5ª Serie II


Olimpíadas de Língua Portuguesa 2010


Está acontecendo em nossa escola as atividades referente à Olimpíada de Língua Portuguesa 2010,nas aulas ministradas pelo professor Nardy Bechtold Júnior.

A referida olimpíada engloba quatro categorias,sendo ,cada uma delas com turmas com turmas específicas.

  • Poemas:4ª e 5ª Séries do ensino fundamental

  • Memórias: 6ª e 7ª séries do ensino fundamental.

  • Crônicas: 8ª séries do ensino fundamental e 1º do ensino médio;

  • Artigo de Opinião; 2º e 3º anos do ensino médio.

A data para a entrega dos trabalhos está estipulada para o dia 16 de agosto, mas até lá temos muito o que fazer,é muita atividade,muita explicação e muitas etapas para serem realizadas.

As turmas que iniciaram as atividades estão muito empolgadas,e estamos com ótimas expectativas,pois além do alto aprendizado que está olimpiada proporciona,todos os alunos têm capacidade para chegar lá, basta o esforço dos mesmos.

(Professor Nardy Bectold Junior )

1ª QUERMESSE DE ATALANTA


11 de junho de 2010

ESTÁ LANÇADO O MAIOR PROJETO DE CIÊNCIAS DA REGIÃO



OBJETIVOS
  • Formar o aluno potencializando talentos, para além do currículo escolar, desenvolvendo a criatividade, noções de pesquisa tecnológica, desenvolvendo protótipos e espírito de equipe;
  • -Estimular a reutilização de materiais, incentivando a criação de uma tecnologia voltada a diversão, o espírito esportivo e a redução do lixo;
  • Incentivar a pesquisa científica aplicada através de atividades lúdicas;
  • -Desenvolver noções de planejamento, cooperação e responsabilidade; visando desenvolver métodos de resolução de problemas de nossa comunidade;
  • Demonstrar a importância do desenvolvimento atividades de pesquisa e cotidianas, com segurança.

Maiores informações acessem: http://professordiegomarcon.blogspot.com

TODOS CONTRA O BULLING


Bulling é uma discriminação, feita por alguns cidadãos contra uma única pessoa. Mas não é uma coisa simples, que se pode vencer de um dia para o outro. Bulling é um mal que se carrega durante um período da vida muitíssimo grande. Quando alguém diz que seu cabelo está estranho, você provavelmente vai correndo para o espelho mais próximo para se arrumar. Agora imagina duas, três, dez pessoas, todo o dia, falando mal do seu cabelo, de coisas que você não tem culpa por ter ou muitas vezes por não ter. Sim, isso seria completamente insuportável, quer dizer, sua alto estima fica lá embaixo, e os malvados causadores do bulling seriam os heróis. O que você faria? Se mataria? Sim, existem crianças que se suicidam, mas não com a idéia de que a vida delas é uma droga, e, sim, de que eu vou morrer porque sou feia e tudo que eles dizem é verdade.

Apelidos como "rolha de poço", "baleia", "quatro olhos", vara pau entre outros e atitudes como chutes, empurrões e puxões de cabelo. Alunos "esforçados" que geralmente sofrem represalias por parte de seus colegas em geral não por caracteriticas fisicas mas também intelectuais são comportamentos típicos de alunos em sala de aula. Brincadeiras próprias da idade? Não. São atos agressivos, intencionais e repetitivos, que ocorrem sem motivação evidente e que caracterizam o chamado fenômeno bullying.

Referências Bibliograficas:
Leonice Gossler, www.artigonal.com

8 de junho de 2010

MOLEQUE BOM DE BOLA





O time formado pelos alunos da E E B Dr FREDERICO ROLLA, não está tomando conhecimento do adversários com duas belas vitórias e já classificados para a semi final com uma rodada de antecedência.
RESULTADOS:

ATALANTA 3 X 1 PETROLÂNDIA.

ATALANTA 7 X 2 LEOBERTO LEAL.

ATALANTA 6 X 1 VIDAL RAMOS.

RESULTADO ELEIÇÃO GRÊMIO

CHAPA PRETA VOTOS: 141

CHAPA VERDE VOTOS:205

NULOS: 01

BRANCOS: 04

TOTAL DE VOTOS: 351

PARABÉNS CHAPA VERDE
!!!

7 de junho de 2010

Grêmio: Exercício Democrático


Chapa Preta

Chapa Verde


O Grêmio estudantil é de fundamental importância para o crescimento e transformação do indivíduo em cidadão. Na E E B Dr Frederico Rolla se incentiva desde cedo esta prática. As duas chapas que disputam a eleição deste ano estão dando show,inovando com boas propostas e muita vontade de tornar nossa escola um lugar ainda melhor.Seja qual for o resultado todos sairão vencedores.

5 de junho de 2010

AS TICs E A GERAÇÃO DO CONHECIMENTO

Postada por: Profª. Margaret Dalabeneta

O uso das tecnologias em sala de aula, apesar de todo o empenho de governos, seja nas esferas federal ou estadual, ainda é deficitário nas escolas públicas. O mundo caminha a passo rápido. As informações chegam a frações de segundos no meio virtual, mas o professor, em sala de aula, ainda não está devidamente preparado para atuar neste meio. As formações continuada, ofertadas até mesmo em plataforma de estudos on-line, buscam apresentar aos professores as diversas tecnologias de que a escola dispõe e de como se utilizar destas ‘ferramentas’ para enriquecer suas atividades didáticas e pedagógicas em suas aulas, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem. Esta ‘nova’ forma de transmissão do conhecimento ainda encontra barreiras, mas, aos poucos, as mudanças estão ocorrendo.

O avanço tecnológico e a rapidez com que este chega até nossos adolescentes, pois são frutos da geração conectada, faz com que os educadores sintam-se exclusos, uma vez que essas tecnologias ainda não estão totalmente incluídas nos sistemas de ensino para que possam ser incorporadas as atividades escolares.

Não podemos afirmar que a escola não esta se adequando a essas mudanças. Os passos lentos desse avanço tecnológico ainda não estão agregando valores consideráveis à aprendizagem e ao ensino. Considerando-se que interagir por meio de uma tecnologia implica aprender uma linguagem entendida como atividade criadora da constituição de sujeitos e apropriação de um sistema de referência de mundo, nos leva a refletir o quanto é necessário não só introduzir tecnologias nas escolas, mas, sobretudo, integrá-las.

Dentro de uma perspectiva crítica é preciso proporcionar condições político-pedagógicas para que os envolvidos no sistema, educadores, alunos e comunidade compreendam e utilizem as linguagens das mídias, expressem seu pensamento, criem um diálogo e desenvolvam a criatividade e a criticidade.

A ferramenta responsável hoje, pela informação e transmissão do conhecimento, é sem dúvida, a Internet. Vista como grande responsável pela transformação não só cultural, mas, social e econômica dos países em desenvolvimento, as tecnologias já estão inseridas em nossas vidas e dela fazem parte.

A rapidez com que nos chega à informação nos leva a usar esta ferramenta em diversas áreas. A comunicação on-line, trabalhos ofertados e oferecidos em sites e a plataforma de estudos utilizada por nós, acadêmicos do Curso de Mestrado em Ciências da Educação, são exemplos claros da influência das TICs em nosso dia a dia.

A evolução tecnológica provoca um impacto nas transformações substanciais do conhecimento científico, na cultura, na política, na vida social e no trabalho, exigindo assim, pessoas cada vez melhor preparadas e atualizadas que melhor desenvolvam suas atividades com o conhecimento vivo e pulsante que emerge de experiências do cotidiano da esfera educativa e do mundo do trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CIFUENTES, Miguel Angel. Módulo Gestão do Conhecimento. Mestrado em Ciências da Educação. Universad Del Mar. Projeto Brasil 2010.

2 de junho de 2010

PASSE LIVRE PARA VOCÊ! CHAPA VERDE PRA VALER!!!




O Grêmio é a organização que representa os interesses dos estudantes na escola. Ele permite que os alunos discutam, criem e fortaleçam inúmeras possibilidades de ação tanto no próprio ambiente escolar como na comunidade. Atraves do gremio vc pode ter sua vos perante os professores e a diretoria. Nos da CHAPA VERDE estamos dispostos em facilitar essa comunicação. Melhorando o meio. Para isso necessitamos de seu apoio atraves de voto, para podermos realizas as seguintes propostas a seguir:

Segmento Biblioteca:

Nosso principal objetivo para a biblioteca é a criação de um programa para catalogar ou catalogação dos livros existentes no local reservado para este fim que neste caso está desativado por motivos desconhecidos.

Essa organização será importante para que nós alunos tenhamos conhecimento do material que contém (livros), na escola. Uma das atitudes que vamos tomar com a ajuda de vocês alunos será realizar enquetes para tomarmos conhecimento de quais livros há interesse dos estudantes em ler, tanto com os objetivos de pesquisas, como de lazer.

Sanitários femininos e masculinos:

Principais problemas: Falta de papel higiênico; lixeiras no local de higienização das mãos, sabonete liquido, e tudo o que falta para tornar-se um ambiente agradável.

Rádio:

Colocar em uso a aparelhagem de som que a escola possui através de uma rádio durante o intervalo, podendo ser utilizado principalmente para avisos da diretoria, por exemplo, e pelo interesse dos alunos em também enviarem seus recados, podendo organizar dias de música, dando ênfase neste bimestre para músicas de rock de acordo com o trabalho sugerido pela disciplina de inglês. Usando em casos de recados específicos os interfones nas salas de aula.

Mural Teen:

Para a divulgação de notícias, shows, filmes em cartaz do nosso interesse. Contamos com você para atualizá-la.

Campeonatos Esportivos:

Realizar campeonatos de truco, baralho, ping-pong, visando à utilização dos materiais que a escola possui.

Criar grupos:

Criar grupos de reforço escolar para manutenção da biblioteca.


Presidente - Leonardo F. Schmoegel

Vice-presidente - Ana Kelly Flores

Secretários - Jaine Fontanive e Ana Caroline Pereira

Coordenação - Claudia Natyele F. Hillesheim




Quer uma escola melhor? VOTA VERDE!

ELEIÇÃO GREMIO ESTUDANTIL -CHAPA PRETA

Nós da chapa preta, BOTA ABAIXO, JUNTOS SOMOS FORTES, estamos com propostas beneficiantes para a unidade escolar E.E.B.Dr. Frederico Rolla, e contamos com a sua ajuda, com o seu voto.


Proposta da chapa:

1ª- Mais prateleiras em lugares especificos para a biblioteca;
- Catalogar os livros;
-Lançar a biblioteca aberta.

2ª- DVDteca, com filmes literarios;
- preço de no maximo 1real;
-Não entreguando na data marcada, será cobrada uma multa.

3ª - Radio "
- 2 Vezes por semana no recreio;
- Resultados de jogos, fofocas e mais pedidas da semana;
- Salve, no valor de 0,50 ct o salve.

4ª- mais bancos em lugares especificos;

5ª- substituir rampas de caiderantes de madeira, para rampas de cimentro.

6ª- Associar-se com a APREMAVI, e conseguir com a nossa ajuda o paisagismo

7ª- Baile dos namorados;
- Festas/ gincanas entre as salas, para arrecadar verbas para a escola, para promover festas, e demais atividades / dias esportivos em datas comemorativas.

8ª- Murais comemorativos;
- Incluindo cartas do dia dos namorados;

9ª- Reforma das mesas de ping-pong, e conseguir raquetes adequadas;

10ª- Adquirir o material para o atletismo.

11ª- Montar grupos de estudos cientificos;

12ª- a Orientação no laboratório de ciências e nas demais atividades;

temos como objetivo principal a Movimentação de todos os alunos desta escola, para um futuro melhor, e uma escola com muita qualidade, nova, e que todos os alunos se interessem pelo gremio e suas atividades propostas;

PRESIDENTE
Luiza Schuhmacher Espindola

VICE-PRESIDENTE
Carlos Miguel

SECRETÁRIOS
Marina Boeng Borges
Edemar Junior

COORDENAÇÃO
Edinara Luiz

Parceiro