2 de março de 2011

Desenhando figuras geométricas no pátio da escola para atividades lúdicas e recreativas.

: Aprender e Ensinar Geometria: Um desafio permanente


“As interações do aprendiz com o meio desempenham papel ativo no processo ensino-aprendizagem da geometria e estão baseadas na teoria da concepção do espaço pela criança, bem como nos aspectos psicológicos desses processos”. (Arcavi apud Fainguelernt, 1999, p. 54)




A busca por novas estratégias para o ensino e para a aprendizagem da geometria é o principal objetivo do presente projeto. Tido como um dos conteúdos que apresentam maiores dificuldades na aprendizagem da Matemática, a Geometria através das suas diversas formas se faz presente em nosso dia a dia e por esta razão, sua aplicação é infinita. Explorando o universo das formas geométricas, planas ou não, o mundo em que vivemos, principalmente nas cidades, é cercado por elas que se fazem presente - nas casas, nos espaços urbanos, nas obras de engenharia, nas artes, na disposição escolhida para os móveis, em pequenas reformas que organizamos em nossos lares, enfim, nos mais diversos espaços.

Neste projeto vamos trabalhar com situações do contexto real – o planejamento de uma área de lazer no pátio da nossa Escola com desenhos pintados no piso usando diversas formas geométricas. Estas figuras proporcionarão aos educandos opções de brincadeiras, de coordenação e de equilíbrio. O trabalho envolve a construção de figuras planas em escala fazendo a relação da figura no papel com o desenho a ser pintado no espaço real. Relação e semelhança de figuras planas e sólidas, determinação de área e volume, Teorema de Tales e o Teorema de Pitágoras também serão explorados através dessa prática.
Para a apropriação efetiva dos conceitos geométricos é importante que se trabalhe com uma metodologia pedagógica que relacione a teoria com a prática. Fornecer aos educandos um conjunto de situações didáticas variadas em que este tenha a oportunidade de ‘dialogar’ e ‘criar’ com o saber geométrico, diferentes representações e, a partir daí, possa transcrevê-las para o concreto, torna a aprendizagem mais significativa e inicia-se assim, o processo de elaboração e reelaboração, culminando na assimilação do conceito.

(Professora Margarete Dalabeneta)








Um comentário:

Adelina disse...

Interessante seu trabalho! Com certeza além de prazeroso gerou uma aprendizagem significativa.É o Frederico fazendo acontecer. Pois os alunos sentem quando está faltando mais vida, mais ação em nossas aulas! Abraço, Marga!

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