23 de junho de 2010

BRASIL! RUMO AO QUE MESMO?


BRASIL!
RUMO AO QUE MESMO?...

Em época de Copa do Mundo, o povo fica ansioso, vibra com as conquistas do Brasil, comemora!
Nossa expectativa é grande, já foi dada a largada e esperamos a vitória!
Mas esquecemos de que todas as vitórias nas disputas, seja na Copa ou nas Olimpíadas, terminam depois de alguns dias!
Depois, com a TV desligada, os ídolos voltam, ricos e com fama de herói! E o povão cai novamente na sua realidade! Não basta sermos o Hexa no futebol se estamos entre os primeiros na injustiça, na corrupção, na falsidade política e na impunidade!
Todos esses brasileiros que disputam, representam sim o nosso país, e isso é bom!
Mas que tipo de país eles representam? Alguns consideram esses atletas até como ídolos nacionais, heróis!!
Jogadores de futebol é o nosso maior exemplo. Hoje no Brasil é fácil ser herói, basta fazer alguns gols ou vencer no paredão do Big Brother.

O povo brasileiro é que vive sempre numa verdadeira olimpíada. Sua competição se dá na fila do SUS, sua dedicação e esforço são medidos por sua calma, por sua capacidade de suportar a dor, por sua paciência com o descaso do nosso serviço público. Passa o dia inteiro na fila, e, se não consegue, no outro dia ele tenta outra vez! Afinal ele é brasileiro, e brasileiro não desiste nunca, não é mesmo?
O pobre brasileiro está sempre tentando e ainda é otimista! Tentamos ser atendidos nos hospitais, sair na rua sem medo de ser assaltado, ser respeitado pelos nossos representantes, ver político ladrão ir pra cadeia.... Mas parece que isso é mais difícil do que ganhar a Copa...
Ganhar a Copa deve também ser mais fácil do que ter estrada bem cuidada e segura sem pagar pedágio...
Deve ser mais fácil do que ver o Vice Presidente da República fazer o mesmo tratamento contra seu câncer em hospitais públicos brasileiros!
Deve ser mais fácil ganhar o Hexa do que ver idosos aposentados usufruírem da sua aposentadoria para aproveitar o final da vida, ao invés de pagar caríssimos planos de saúde, para ter o atendimento pelo qual já pagaram em impostos a vida toda!...

E deve ser mais fácil ganhar a Copa, do que ver os Brancos pobres terem os mesmos direitos que os Negros tem para entrar nas nossas faculdades.
Então, rumo ao Hexa! Por enquanto está sendo mais fácil mostrar ao mundo que somos bons em futebol!
Mas apesar disso Brasil, estamos torcendo por você! Ainda somos brasileiros, e não desistimos nunca!...
(Autor: Evandro Cristofolini Professor da E E Br frederico Rolla)

Um comentário:

Adilson Tadeu disse...

raproatGostei muito do texto. Precisamos acabar com a história de heróis inventados e percebermos que temos que construir nossa própria história e fazer ela acontecer.
Parabéns professor Evandro.
Prof. Adilson Tadeu.

Parceiro