30 de setembro de 2010

DISCUTINDO A POLÍTICA


Apresentamos abaixo o texto da aluna Raquel Jochem do 2º ano I, A atividade foi solicitada pelo professor Evandro Cristofolini, após alguns debates em sala e análise de vídeos. O objetivo é contribuir para a formação de uma opinião crítica dos alunos em relação ao tema.


POLÍTICOS,O CÂNCER DO BRASIL.
      
         
Para o funcionamento de um país,precisamos de pessoas que o administrem, e para um país se desenvolver, estes administradores do “nosso dinheiro” precisam ser bons, o que não tem sido o caso do Brasil, onde os políticos têm nos envergonhado cada vez mais. Com certeza existem as raridades dos políticos honestos, mas é impossível não criticar a todos em geral por estarem levando o Brasil de mau a pior.
        Comparo os maus políticos do Brasil ao câncer, pois eles se alimentam dos brasileiros e aos poucos vão tirando suas forças. O estrago ainda é maior quando chega nas pessoas mal informadas que descobrem a doença em fase terminal e aí tentam se conformar,não acreditando mais na cura. E principalmente a maior relação entre os maus políticos e o câncer é que ninguém está imune a eles.
          Eu não sei o que é mais insustentável: se é a ignorância do povo ou a roubalheira dos políticos. Irritante também é o excesso de gente sem necessidade no setor público. Essas pessoas ganham muito para fazer pouco ou quase nada, enquanto nós que pagamos seus salários,sofremos, com a indiferença que eles tem para conosco. Eles são responsáveis pelo nosso país, apesar de não terem super poderes para mudar o Brasil do dia pra noite, eles assumem um cargo de extrema importância, capaz de transformar o Brasil em um país desenvolvido, para que os brasileiros possam se orgulhar dele.
          Precisamos de pessoa que invistam pesado na educação, pois só ela é capaz de transformar todo o país. Mas, pelo que vejo, o estudo pelo qual eles mais se interessam é a moda, pois a cada dia inventam uma peça de roupa nova, para ganhar dinheiro é a moda do dinheiro na cueca, do dinheiro na meia, do dinheiro no bolso. Qual será a próxima? Pelo visto a criatividade deles para desviar dinheiro não tem fim, talvez se eles usassem para melhorar o país já seríamos uma potência mundial, e deixaríamos de ser piada dos estrangeiros.
          Neste ano de eleição, é hora de fazer transformações, nós, brasileiros, votantes e contribuintes,devemos conhecer bem nossos candidatos e votar em quem acreditamos que realmente vá fazer a diferenças.
“chega de eleger malandro”.

20 comentários:

Anônimo disse...

Raquel, parabéns pelas reflexões que fizeste. Somente com nossa atitude mais crítica e participativa enquanto cidadãos é que poderemos melhorar esse país.
Veja que enquanto o Brasil é exemplo para o mundo, na tecnologia e agilidade no processo eleitoral, o povo, continua elegendo canditados que, sem a mínima instrução, se comportaram como verdadeiros palhaços, fazendo piada em campanha na TV.
O tal candidato, do "pior não fica", recebeu mais de 1 milhão de votos! Certamente esse cidadão, que não sabia nem o que fazia um deputado, nos irá representar muito bem!
Meu Deus! Chega a ser desesperador!

Prof. Evandro

Alessandra, Djéssica Amarante, Larissa. disse...

nós achamos que tudo que ela falou esta coretamente correto.tudo sobre a moda , do dinheiro na cueca, na meia, no bolso,menos nas escolas onde deveria mesmo ser investido este dinheiro todo.se procupam de mais em mandar seus filhos para estudar em outros paises,e não se preocupam em investir em escolas publicas que também são emportanticimas para todos no brasil,pois nem todos tem condissoes de levar seus filhos a escolas particulares na regiao memsmo ou tambem em outro pais,

é tudo isso que achamos,tudo que ela disse concordamos muito mesmo!

ALUNAS:Alessandra,Djéssica Amarante, Larissa Rodrigues.

Anônimo disse...

Como o professor disse, existem candidatos hoje que se elegeram e nem sabe qual é a sua funçao na politica democratica, todo mundo reclama que os politicos são corruptos, mas continuam votando para gente que só ta la para ganha dinheiro.

Cristian, João Paulo e Gabriel Passaura
8ªI

Alessandra, Djéssica Amarante, Larissa. disse...

nós achamos que tudo que ela falou esta coretamente correto.tudo sobre a moda , do dinheiro na cueca, na meia, no bolso,menos nas escolas onde deveria mesmo ser investido este dinheiro todo.se procupam de mais em mandar seus filhos para estudar em outros paises,e não se preocupam em investir em escolas publicas que também são emportanticimas para todos no brasil,pois nem todos tem condissoes de levar seus filhos a escolas particulares na regiao memsmo ou tambem em outro pais,

é tudo isso que achamos,tudo que ela disse concordamos muito mesmo!

ALUNAS:Alessandra,Djéssica Amarante, Larissa Rodrigues.

Dara,Djessica Strey,Kaciano e Katiane. disse...

Eu acho que a politica é uma mentira,a politica de hoje é um pouco precaria com tudo que os governadores ganha,eu nao sei definir o que é politica de verdade.os politicos ganham muito dinheiro para nao fazer nada,hoje é muito dificil achar um politico honesto,tem muita gente que vota em um candidato achando uma coisa mas na verdade é outra.DESCUBRA O QUE É POLITICA...

Luan e alexandre 8ª II disse...

Bem este candidato "vote :::: ,pior do que tá não fica"é como ele mesmo nos pergunta: você sabe o que um deputado federal faz?não!nem eu...
o que um candidato deste tipo poderia fazer por nosso país?

Anônimo disse...

o texto é interessante, ele revela a verdadeira cara do Brasil. e o pior de tudo é que a população é culpada, poucos votam pelo candidato e sim, pelo partido.

Cassiano, Rafael e Wilian. 8ªI

Anônimo disse...

Se analizarmos bem, e prestarmos um pouco de atenção nos candidatos que se apresentam a presidencia hoje, veremos como decaimos, e como disse a Raquel, somos motivos de piada para os estrangeiros. Como esse mesmo candidato "pior não fica", não sabe nem ao menos o que faz um deputado, simplismente esta ali, concorrendo para por a mão no nosso dinheiro suado. Nosso Brasil hoje, encontra-se em uma situação extremamente critica, e nós damos risada e votamos no candidato palhaço, tirando a maior graça disso tudo, as pessoas não votam mais em quem vai realmente botar o nosso país pra frente, elas votam pelo fato de ter uma "musiquinha" engraçada, ou por fazer uma propaganda politica sem fim nenhum, ou votam pelo simples fato, de "ser do meu partido", sem ao menos escutar as propostas de melhoria do candidato, o nosso Brasil só não vai pra frente, não pelo nosso presidente, por que ele só esta lá pelo simples fato de você ter votado nele, você botou ele onde ele ta, você fez com que o seu país decaisse cada vez mais, votando em gente suja, que não administra coisas nenhuma, não investe quase nada na educação, é claro, esse estudo, essa nossa educação não faz diferença nenhuma pra ele lá sentado na sua cadeira. Acho que não tanto os candidatos, mas nós, povo brasileiro que devemos pensar mais e agir. Sim, também precisamos de candidatos copententes e que mudem mesmo o País, mas se você simplismente votar no que tem a melhor cara, ai sim, o Brasil nunca vai pra frente, começe por você, você tem que promover a politica !
Vote no melhor para a sociedade, pense nas crianças, elas não votam, depende de você, da sua escolha, e não do politico palhaço, que VOCÊ vai eleger.

De: Luiza, Edinara e José 8ª I

JOICE,ALICE disse...

Raquel,o seu texto falou uma verdade que não conheciamos; pois muitas vezes elegemos um bando de politicos malandros;que não fazem nada e que só pensam em colocar dinheiro no bolso.fazendo nós[POVO];de robos faceis de manipular... RAQUEL parabens pelo seu texto.

Anônimo disse...

nem todos políticos são ladrões,mas somos roubados de toda forma imposto e outra fomas inventando auxílio terno,auxílio isso e aquilo para roubarem cada vez mia.Mas não adianta ficar falando pois muitas pessoas que falam do político mas o apóiam e votam para tais.

Chritopher e gabriel 8 1

Anônimo disse...

Pois é , hoje em dia os politicos estão cada vez mais ladrões.
Como o professor disse o tal candidato do "pior que ta não fica" foi eleito com mais de 1 milhão de votos . podemos dizer isso foi uma palhaçada pq ele não sabia nem o que era a função de um deputado.
Hoje em dia muitos politicos são impostores .
Por exemplo um governador com um governo de 4 anos se aposenta automaticamente com um salario de 24 mil reais , e se esse deputado for eleito novamente ele é aposentado novamente , mais agora com 48 mil reais , isso é só de aposentadoria , depois disso ainda tem outros previlégios .
Agora vc pode ver o que o nosso dinheiro esta pagando!
Isso é uma grande sacanagem.
Isso é desesperador!

Joel , José 8º 1

Karina Kristina,Taís e Ihgor 8º II disse...

Adoramos esse trecho:"Comparo os maus políticos do Brasil ao câncer, pois eles se alimentam dos brasileiros e aos poucos vão tirando suas forças. O estrago ainda é maior quando chega nas pessoas mal informadas que descobrem a doença em fase terminal e aí tentam se conformar,não acreditando mais na cura. E principalmente a maior relação entre os maus políticos e o câncer é que ninguém está imune a eles" por que faz uma comparação quase como se fosse uma coisa real.

Anônimo disse...

achamos muito interessante o comentario que a aluna Raquel do segundo ano fez.
existem hoje muitos candidatos que se elegem mas,nao sabem realmente sua funçao dentro do governo. os candidatos estão na politica apenas para roubar dinheiro,e apenas criticando poderemos melhorar o futuro do nosso pais.

Flavia e Maria Carolina 8²

Alex, Reinaldo 8ª II disse...

Nós concordamos com a Raquel, pois seu texto esta de acordo com nossas ideias, os candidatos de hoje estão cada vez mais corruptos,cargos sem nescessidade,dinheros sendo usado para a melhoria de suas contas e não para a melhoria de escolas,hospitais,estradas entre muitas outras coisas que o brasil esta precisando.

Gabriela e Luana - 8ª série II disse...

Nós cponcordamos com tudo que foi citado no texto. A politica brasileira está tomando um rumo que envergonha a qualquer cidadão, fazendo o Brsil ser motivo de piada entre os outros países. Os politicos se candidatam em favor a si mesmos, não em favor da população. como deveria ser. Sabemos que não deveriamos generalizar, mas é quase impossivel, quando a população toma políticos como sinônimo de ladrões. Se hoje, enquanto ainda nem votamos, a situação já está desse jeito, imaginem quando chegar a nossa vez. Nós somos o futuro, mas se o nosso presente não melhorar, o futuro será bem pior.

Oscar,Guilherme,Alexandre.8 série 2 disse...

O texto fala a realidade do nosso pais,porquê na maioria das vezes os políticos se elegem com a meta de roubar dinheiro do governo,ou as vezes coisa pior.Se todos os políticos fossem honestos o brasil,teria outra realidade.

leandro liz ,leandro waterkemper e samanta.. disse...

Nós concordamos com tudo que foi citado, pois somos cidadãos e etemos nossos direitos.votar em pessoas desconhecidas nem sempre é melhor. pois com nosso voto podemos melhorar nosso país.sss

Ana e Giovana. 8ª II disse...

Raquel, gostamos muito da comparaçao que você fez, e foi realmente incrivel como combinava em todos os aspectos a politica e o cancer. Mesmo nós com 14 anos, ainda nao podendo votar, nos preucupamos, as vezes até mais do que os que votam, com o nosso pais, estado ou cidade. A politica em si, deveria ser com toda certeza um meio de evoluirmos o nosso pais, tendo assim que escolhermos exemplares para nos representarem, e nao como você disse, criadores da moda, da moda da cueca...
Achamos que essa realidade esclarecida por você e muitas outras deveriam ser as propagandas por exemplo das redes de tv, ao inves de nos apresentarem cada vez mais coisas ridiculas, como a do a propaganda politica do tiririca por exemplo!
Enfim, seu texto critico, com toda a certeza, só falou a realidade, e muito bem por sinal. E agora só nos resta esperar que um dia tudo ira mudar.


Ana Luzia e Giovana Karina - 8ª II

Pamela e Tairini disse...

O texto aborda um tema muito importante,pois politica é um assunto extremamente delicado, nas votaçoes somos nós que decidimos o futuro do nosso país e acabamos elegendo candidatos que fazem muitas promeças e quando estao no poder esquecem que existem pessoas passando necessidade.Isso mostra que esses candidatos nao queriam nada alem de estar no "poder" e na verdade nao dão a minima as pessoas que precisam deles. Enfim o texto feito pela aluna Raquel esta ótimo.

Bruno B. S. K. B. Z. disse...

Em Atalanta parece que em nada ouve progressos. Precisamos e necessitando de ambientes de lazer e não bares e botecos.
A juventude está se acabandop por não ter oportunidades de lazer, praticar exercícios.
Meu comentário pode descontentar diversas pessoas, mas é a realidade. Onde não temos uma política de combate às drogas em nosso município. E quem deveria criar "essas soluções" seriam nossos representantes...
Encontrei o seguinte site na Web... http://ajudeatalanta.blogspot.com

Faça parte desse movimento que está, diariamente, conquistando e cativando um público que preza por uma política de oportunidade e necessidade que realmente são não encontramos nessa cidade...

Seu comentário e divulgação ajudarão muito esse Movimento...
Grato a todos pela compreensão

Parceiro