24 de março de 2010

ENQUETE


Segundo Maria Elizabeth Biaconcini de Almeida,

[...] O impacto da evolução tecnológica provoca transformações substanciais na evolução do conhecimento científico, na cultura, na política, na vida em sociedade e no trabalho, exigindo pessoas cada vez melhor preparadas e atualizadas para lidar em suas atividades com o conhecimento vivo e pulsante que emerge de experiências do cotidiano, da esfera educativa ou do mundo do trabalho.

Partindo dessa reflexão, convido nossos educandos, educadores e comunidade em geral que gosta visitar nosso blog, para estar interagindo sobre:

COMO AS TECNOLOGIAS NOS AUXILIAM, ENQUANTO ESCOLA, NA ELABORAÇÃO DE AULAS MAIS CRIATIVAS E PROJETOS MAIS INSTIGADORES OPORTUNIZANDO UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E LEVANDO NOSSOS EDUCANDOS A SE TORNAREM MAIS CURIOSOS E PARTICIPATIVOS NAS AULAS?

Participe! Dê sua opinião.



14 comentários:

Prof. Ricardo disse...

Vivemos em um mundo tecnológico, onde a Informática não pode ser vista como meramente “mais uma tecnologia”. É uma “nova tecnologia” que oferece transformação pessoal, além de favorecer a formação tecnológica necessária para o futuro profissional na sociedade. Dessa forma devemos entender a Informática não como uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Devemos ter a percepção que, quando a usamos como conhecimento, estamos sendo modificados por ela e nos transformando em pessoas melhores e mais capacitadas para o mercado de trabalho.

Anônimo disse...

como a som na area do refeitori poderia tocar algumas musicas antes da aula e na hora do recreio.assim agutari a relachar a tençãu das aulas. e istalar uma antena de interneti e permitir que os alunos podem traser notibucs para auciliar na pesquissa dentra da sala de aula. alen dessa tecnologia poderia a tecnologia em conhecimento como aulas de capueira em horas integrais ai melhorando e divercificando das aulase melhorando as atividades com os alunos na escola alen da aula de capuerra tembem poderia ter aulas de rip rop,judo e esporte para incentivar o alono a vir para a escola:

Micheli disse...

As tecnologias tem nos auxiliado a ter o mundo um pouco mais perto de nos.Com isso podemos percerber o quanto ela tem sido fundamental em nosso dia-a-dia,sem ela hoje e'quase impossivel viver em nossa sociedade.Com isso nossas aulas tendem a se tornar mais interansantes e nos preprara para o mundo onde a tecnologia e'como uma arma fundamental para nossa sobrevivencia.

Janaína disse...

Bom,essas tecnologias nos ajudam com certeza, pois enquanto alunos estamos cansados da rotina escolar. Aulas praticas e fora de sala de aula nos animam e fazem com que nos alunos possamos interagir, entendermos melhor todo o conteudo.
Para nós que estamos no ultimo ano escolar quanto mais aprendermos melhor para nosso futuro lá fora.
3 Ano 2

Daniela e Chaiana disse...

Com o mundo em que vivemos a tecnologia vai influido cada vez mais;estamos sendo transformados por ela apesar das grandes diferenças.
E em nossa vida ajuda a aumentar nossas comunicações virtuias.E em sala de aula deixa as aulas mais interessante e faz com que todos os alunos possam participar,o que faz das aulas bem aproveitantes.

karla fernandes disse...

As tecnologias querendo ou não ela acaba fazendo parte de nossa vida cotidiana.sendo que sem ela não há como viver em sociedade.de uma forma ou outra a tecnologia acaba nos transformando e fazendo com que nosas aulas fiquem cda vezesmais interesantes.

jeferson marcello disse...

como a son na área do refeitorio poderia tocar algumas musicas antes da aula e na hora do recreio.assim agutari a relachar a tençãu das aulas. e istalar uma antena de interneti e permitir que os alunos podem traser notibucs para auciliar na pesquissa dentra da sala de aula. alen dessa tecnologia poderia a tecnologia em conhecimento como aulas de capueira em horas integrais ai melhorando e divercificando as aulas e melhorando as atividades com os alunos na escola alen da aula de capuerra tembem poderia ter aulas de rip rop,judo e esporte para incentivar o alono a vir para a escola:

alunas Adriana e Lucia do 3º II disse...

através da informática e nela, a internet, nosso conhecimento esta sempre evoluindo,jamais será monótono!As aulas tornam-se interativas e cada dia mais interessantes.o conteudo esta em constante atualização e não ficamos na monotomia dos livros,pois as coleções são feitas para anos e não para dias,como acontece na internet.A cada dia lançam-se novas tecnologias no mercado, estamos em constante evolução e para isso precisamos estar prontos para aceitar os avanços que nos chega.

maressa disse...

A tecnologia não é mais um bicho de sete cabeças,se tornou parte do nosso cotidiano.A coisa mais comum hoje em dia é ter acesso a programas.
Na educação é um meio de relacionar aluno,sociedade,historia.Tudo issoajuda para ter um contato mais direto com o mundo das mudanças.

Prof.Celso Ricardo May disse...

Primeiramente podemos concluir que o uso de mídias e tecnologia na escola é uma tendência irreversível e indelével em nosso cotidiano e não cabe a nós decidir usa-las sim adaptar-se a ela mas no tocante ao seu uso enquanto escola é preciso primeiro entender o seu contexto e a situação de cada aluno.
A análise é a mesma que se faz para a televisão. Não se podem trabalhar com mídias e tecnologia em sala, se não se fizer um trabalho de compreender como a percepção desta mídia se dá nos diferentes grupos, nas diferentes faixas etárias etc. O computador, embora seja produto extremamente individualizado no uso (diferente da televisão em torno da qual arma-se um esquema familiar, que exige decisões coletivas a respeito de quem vai assistir a o que e quando), ele já surge trazendo com ele uma rede, a internet. Que permitem acompanhar percepções, valores que vão surgindo. E podemos nos perguntar como as diferentes mídias, a televisão, o computador, o jornal, podem se relacionar? Lembrando que todas são formas de tecnologia.
As escolas que têm salas de computadores, laboratórios de informática precisam criar formas de verificar como se dão as trocas entre os alunos, entre os professores, entre professores e alunos, como se dá essa recepção.
As pessoas devem poder, primeiro, poder ter acesso a tudo isso, conhecer tudo isso. Essas coisas todas precisam estar na escola, de maneira rica, variada, sem que se entenda o outro como mero receptor, mas como usuário. O professor não é escravo dos diferentes meios. Ele encontra a melhor forma de trabalhar, com o que está disponível. É preciso jogar na escola essa variedade de coisas e perceber como esses múltiplos meios estão sendo recebidos e de que forma interferem na construção do conhecimento.

Jaíne,Matheus e Ketlen 6ª II disse...

As tecnologias tem nos auxiliado a ter o mundo um pouco mais perto de nos.Com isso podemos percerber o quanto ela tem sido fundamental em nosso dia-a-dia,sem ela hoje e'quase impossivel viver em nossa sociedade!

E.E.B.Dr.Frederico Rolla disse...

Profª Margaret,
O conhecimento precisa estar acessível à todos que dele desejarem usufruir. Hoje, nossas salas de aula possuem um "visual" bastante diferente daqueles que muitos de nós professores iniciamos nossos estudos. Os diversos recursos audiovisuais, didáticos e pedagógicos proporciom aos nossos educandos uma compreensão melhor dos conteúdos que estão sendo trabalhados. Vejo que muito já avançamos, mas, ainda estamos "engatinhando" se compararmos nossos recursos pedagógicos com os da "terra do TIO SAN" - USA e na velocidade com que as notícias, fatos e acontecimentos de todas as partes do mundo chegam aos nossos olhos e/ou ouvidos, se a escola não se utilizar de todas as formas de tecnologias que dispõe, torna-se quase que impossível dar aulas. A cada ano educandos mais jovens chegam na Educação Básica,sedentos para obter novos conhecimentos e dispostos a 'gastar' toda a energia possível para alcançar seu objetivo, obrigando aos professores se prepararem com aulas mais dinâmicas e instigadoras afim de levá-los a saciar esta sede do conhecimento e tornarem-se mais curiosos, questionadores e conhecedores do saber que lhes é transmitido. Neste sentido, estamos cientes de que a tecnologia em muito tem nos auxiliado. Projetos visando instigar nossos educandos nas mais diversas áreas do conhecimento são oportunizados aos nossos educandos, os quais se utilizam das ferramentas tecnológicas e didáticos pedagógicas para fundamentarem suas pesquisas, alem da socialização apresentar sempre um visual diversificado, proporcionado por estas ferramentas. A educação precisa ser de qualidade, este é um direito de todo cidadão. As tecnologias estão aí para nos auxliar nesta tarefa.

PROFESSOR DIEGO FABIANO MARCON disse...

É uma pena que a sociedade por muitas vezes, confie e entregue tanto seu conhecimento a uma tecnologia que muitas vezes torna-se limitada no que se diz respeito as relações humanas. Mas como nossa sociedade caminha, os alunos são levados e influenciados por elas, seguindo as tendências tecnológicas e principalmente as necessidades sociais, principalmente a que se refere futuro profissional. Sendo assim, é fundamental o desenvolvimento de atividades que relacionem a tecnologia ao conhecimento científico...afinal estes andam sempre juntos, no processo de evolução, influenciando diretamente as relações humanas, bem como, seu desenvolvimento.

Professora Josiane disse...

Vivemos em uma era de grandes trasnformações. Precisamos nos atualizar para podermos "seguir as tendências". Por exemplo: o uso da tecnologia dentro do ambiente escolar. Ela vem para nos auxiliar trazendo condições para que o educador possa levar ao educando uma forma mais gostosa de aprender, pois afinal tudo o que é diferente é muito mais atrativo. Precisa penso eu que todos nós nos empenhamos para que esse meio seja realmente utilizado. Precisamos tirar as algemas que prendem nossas mãos e não pensar muitas vezes em nós, nas comodidades, mas sim, no ser que está ali durante quatro horas diárias em nossas mãos, as jóias raras que lapidâmos para a formação de nosso país. Informática, vem de informação. Então devemos utilizá-las sem medo de errar. Que não tenta, nunca saberá o gosto da vitória.

Parceiro