8 de novembro de 2008

BOA VIAGEM DIRETORA...


A família Frederico Rolla deseja uma ótima viagem a sua diretora Margaret, que hoje, dia 08/11 viajou para os Estados Unidos, em viagem promovida aos gestores das escolas ganhadoras do Prêmio Referência Estadua em Gestão Escolar.

Lembramos ainda, que no dia 27 de novembro, às 17hs, a TV Futura estará divulgando a matéria realizada em nossa escola e dia 28 saberemos da Escola Referência Nacional. Estamos lá, entre as seis escolas finalistas!

4 comentários:

Ricardo Mees disse...

mmmm que chique ein????
Está levando nossos cartões???
Farão sucesso, assim como todo nosso trabalho aqui nessa escola!
Aproveite bem... e não esqueça do meu presentinho (hihihihihi)

Unknown disse...

Parabéns a Diretora e toda família do Frederico Rolla. É uma alegria muito grande, porque não dizer um orgulho que uma Unidade Escolar de nossa GERED esteja participando do prêmio referência.
Parabéns, Direção, professores, funcionários, pais e alunos.
Sucesso Sempre.
RAUL IMHOF
GERENTE DE EDUCAÇÃO

E.E.B.Dr.Frederico Rolla disse...

Washington - 12/11 - 21h25'. O dia de hoje foi de grande importância na nossa viagem e como está sendo todos os dias, saímos para visitar a primeira escola do dia que fica no estado da Virgínia às 7h45'. Chegamos na escola juntamente com os alunos - às 9h00'. Essa escola é chamada de escola "imã" - por receber alunos de outras 10 escolas do condado. Esses alunos participam da Academia de Ciências - o que lhes confere um alto grau de conhecimentos. É uma escola que atende somente alunos de Ensino Médio. Esses alunos entram em sala de aula às 9 horas e saem às 15 horas. Estudam em dias alternados e, especificamente nesta escola, esses alunos dispõe de uma estrutura muito avançada. Salas com não mais de 25 alunos, laboratórios para atendimentos individuais para cada situação-problema que o aluno apresente, uma ampla biblioteca com vários ambientes de estudo e pesquisa, além de laboratórios científicos super modernos. Após a visita nesta escola, almoçamos no prédio da Superintendência do Condado. Na parte da tarde, visitamos a segunda escola do dia. Uma escola elementar - atende crianças da educação infantil até a 5ª série. Nesta escola as crianças cumprem o mesmo horário de aulas, ou seja, das 9 horas às 15 horas. Aqui, as crianças são alfabetizadas já na educação infantil, mesmo que tenham 3 anos de idade. E cada criança tem seu desenvolvimento acompanhado por uma professora - que aqui é denominada professora de leitura - três vezes ao ano. Esse acompanhamento é feito de forma individual dentro do horário escolar. Essas foram duas visitas que mostraram a nós diretores do Brasil, que é possível fazer diferente quando trabalhamos em equipe. Aqui, as famílias estão muito presente na escola e participam do Conselho Comunitário e da Associação de Pais e Mestres, assim como temos no Brasil, porém, a participação dos pais, de acordo com os depoimentos que hoje ouvimos, é de 100%. A cada dia que passa sinto-me mais encantada com essa realidade vista aqui e espero poder levar para o Brasil um pouco dessa cultura e adaptar à nossa realidade. Uma coisa aqui nas escolas e com todo o povo é bastante vista - Não se reclama, não se diz que é difícil ou que não vai dar - aqui tudo é possível. Nós precisamos acreditar que é possível e nos mostrarmos sempre otimistas.

Unknown disse...

Estamos aqui nos Estados unidos há 4 dias e visitamos 7 escolas em três cidades do mesmo "Condado" - Virgínia - O que mais chama a atenção de todos nós diretores do Brasil, é a ordem, a disciplina e a organização dos espaços nas escolas. Os alunos têm ao seu alcance inúmeras opções em tecnologias e laboratórios. O processo de ensino e aprendizagem tem como objetivo principal, preparar o aluno para a Prova anual aplicada pelo Governo - para nós é algo semelhante ao SAEB / ENEM, porém aqui, essa prova é descritiva, envolve conteúdos de Matemática e Inglês no ensino fundamental e Matemática, Inglês, Biologia (Ciências em geral) e Governo (o que eles chamam de Estudos Sociais), para o Ensino Médio. Esse exame é levado muito à sério em todo o país uma vez que ele avalia a gestão escolar e o aluno.

Parceiro